O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, reuniu-se nesta segunda-feira, 31 de Março de 2025, com o Embaixador dos Estados Unidos, James Story e o Embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Stéphane Doppagne.
Adalberto Costa Júnior, líder da UNITA, o maior partido na oposição em Angola, considerou um momento ter sido uma oportunidade mútua para a abordagem dos desafios do país, da região, e sobre os caminhos do desenvolvimento que passam por reformas e pelo diálogo entre instituições.
Rafael Massanga Savimbi, Secretário para as Relações Exteriores e Comunidades da UNITA, que integrou a comitiva do Presidente da UNITA, falou dos temas que marcaram a abordagem do líder Do seu partido com os dois Embaixador e fez balanço positivo do encontro
Para Massanga Savimbi, o Presidente do partido manteve dois encontros muito importantes; primeiro com o embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, o segundo com o embaixador do Reino da Bélgica.
O dirigente disse que, os encontros serviram para passar em revista a situação política económica e social do país, partilhar a visão da UNITA, assim como falou-se um bocadinho sobre os incidentes diplomáticos que tiveram lugar aqui em Angola no Aeroporto 4 de Fevereiro, no dia 13 de Março, a quando da organização da Conferência da Plataforma Democrática Africana, considerando que foram encontros muito frutuosos que permitiram mais uma vez a UNITA partilhar a sua visão, na voz do seu Presidente, Adalberto Costa Júnior, e sobretudo construir o futuro, o país tem grandes desafios.
“Também analisamos um bocadinho a situação da RDC. Sabe-se que a RDC é um país muito importante que partilha fronteira, interesses culturais, económicos com Angola. É sempre bom falar um bocadinho disso”, disse Massanga Savimbi à imprensa. ~
Integrou também a comitiva do Presidente da UNITA, a Vice-Presidente da força política, Arlete Chimbinda.