A VFS Global inaugurou nesta quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025, o novo centro de facilitação de vistos do Reino Unido, localizado em Luanda, na Rua 28 de Maio, município da Maianga, com o objectivo de reforçar o compromisso de facilitação do acesso eficiente aos serviços do consulado para os cidadãos angolanos e os residentes no país.
De acordo com a nota de imprensa a que tivemos acesso, a abertura do novo centro representa um avanço significativo na modernização e acessibilidade dos serviços de visto para o Reino Unido em Angola, proporcionando um serviço mais ágil e seguro para os solicitantes.
Alok Singhal, o chefe da VFS Global para a África Subsaariana, disse no seu discurso à imprensa, que com o aumento da procura por viagens para o Reino Unido, este moderno centro de vistos irá melhorar a acessibilidade, proporcionando ainda serviços opcionais de valor acrescentado de classe mundial, que elevam a experiência do requerente, como o serviço “Keep My Passport”, o serviço de Visto Prioritário, o serviço de correio, entre outros.
O Embaixador do Reino Unido para Angola e São Tomé e Príncipe, Bharat Joshi, afirmou que, a parceria da FVS e o Reino Unido representa demonstra compromisso contínuo do seu país em reforçar os laços de cooperação entre o Reino Unido e Angola.
Bharat Joshi lembrou ainda a todos que os que pretendem solicitar um visto para o Reino Unido devem faze-lo com antecedência de três meses ante de viagem.
“Mas, normalmente fazem os vistos em três semanas”, disse o Embaixador, realçando também que o atendimento será pelo site, mas também presencial, isto é por via da impressão digital.
Com a abertura do novo centro de solicitação de vistos a expectativa do Embaixador é aumentar o número de candidatos que viajam para Inglaterra do número anual de 3.000 por ano para muito mais do que isso.
A nota de imprensa partilhada aos meios de comunicação social presente na inauguração, acrescenta que, com a inauguração do centro de facilitação de visa do Reino Unido em Luanda, além de outros pontos mencionados, tende a facilitar a mobilidade internacional de cidadãos angolanos e estrangeiros residentes, impulsionando as relações entre Angola e o Reino Unido, bem como apoiar os objectivos do governo britânico, promovendo uma política de imigração restruturada e eficiente.
Referindo também, que a VFS Global, está presente em mais de 140 países e opera em mais de 3500 centros de solicitação de vistos, realçando igualmente que é reconhecida pela excelência na gestão de processos consulares, garantindo um atendimento eficiente, seguro e transparente para governos e cidadãos em todo o mundo.