Encontro do Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, com a CEAST

Líder da UNITA partilha com Secretário da CJPC da CEAST Projecto de Lei do partido

Notícias

O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, manteve na tarde desta quarta-feira, 21 de maio encontro na sede da CEAST, com o Secretário Secretário Executivo da Comissão de Justiça, Paz e Cuidado de Criação CEAST, Padre Celestino Epalanga, que abordou sobre a situação do país no geral.

Do encontro foi partilhado mais especificamente o Projecto de Lei de alteração a lei eleitoral de iniciativa  UNITA, e várias outras leis remetidas à Assembleia Nacional pelo Grupo Parlamentar da UNITA de âmbito estratégico que se conjugam para trazer ao carris o processo democrático no país, como disse à imprensa do Presidente da UNITA.

Para o líder da maior força política na oposição angolana, há uma série de outras leis de âmbito estratégico que se conjugam para fazer o melhor país, para trazer ao carris o processo democrático, que considera muito ameaçado.

De acordo com o Presidente da UNITA há uma procura de partilha com a sociedade civil, com as organizações da sociedade, com as forças vivas da sociedade, bem como a Igreja Católica, no caso concreto com a Justiça e Paz, no sentido de se poder trazer uma informação muito detalhada dos conteúdos que o maior partido oposição no país tem estado a levar à Assembleia Nacional.

O Presidente da UNITA considera fundamental a partilha com as várias esferas da sociedade, para a construção da Angola que  todos esperam, no momento em que, de acordo com o líder partidário, as esperanças estão muito afetadas pela forma como o governo não tem estado a conduzir os destinos de um país tão poderoso, com tantas potencialidades, mas que vive hoje uma crise acentuada, mesmo de âmbito institucional.

Na Comissão Justiça, Paz e Cuidado de Criação  da CEAST, Adalberto Costa Júnior, partilhou linhas que o seu partido defende no âmbito das alterações do pacote eleitoral em discussão.

O Secretário Executivo da Comissão de Justiça, Paz e Cuidado de Criação CEAST, Padre Celestino Epalanga, garantiu que a Igreja também está empenhada para a criação de um pacote eleitoral que permite eleições transparente, afirmando que, “estamos a trabalhar para isto. Cada um a fazer a sua parte: os deputados, os políticos, os partidos políticos, a sociedade civil.

Assegurou o Padre celestino Epalanga que, estão todos angolanos todos empenhados para ver se conseguir de facto uma lei eleitoral que permita ter uma eleição transparente, eleições credíveis também, disse o prelado defendeu ainda ser com muita preocupação que a Igreja acompanha o debate político no país, numa altura que celebra-se os 50 anos de independência nacional.

Para o Padre Celestino Epalanga, estamos a celebrar em Novembro vamos celebrar 50 anos de independência, e vemos que há uma tensão política social e obviamente a igreja não pode estar indiferente a esta situação.

“Por isso é que temos que nos empenhar na busca do  bem comum, na busca da paz e obviamente a paz é um bem comum, na busca também da justiça social”, disse o prelado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *