De volta a Israel Hamas liberta três reféns na primeira fase do cessar-fogo
De acordo com a Orly Gilboa, mãe de Daniella, disse que a sua filha “voltou magra e pálida”, mas que era “tão maravilhosa e talentosa como no dia em que nos foi raptada”.
No domingo, as três primeiras mulheres libertadas de Gaza durante o atual cessar-fogo tiveram alta do hospital, informou um porta-voz do Centro Médico de Sheba.
Itzik Horn, que tem dois filhos feitos reféns em Gaza, diz sentir-se feliz pelos quatro reféns libertados “do inferno”, mas também receia o que virá a seguir.
Iair Horn, 46 anos, deverá ser libertado na primeira fase do cessar-fogo, mas o seu irmão Eitan, 38 anos, não.
“Por um lado, tenho um filho na lista (a ser libertado na primeira fase), mas tenho outro que não está”, afirmou, acrescentando que espera que Israel não retome os combates após a primeira parte do acordo.
Apelou ao recém-empossado presidente dos EUA, Donald Trump, para que continue a exercer pressão sobre os negociadores e o governo israelita.
“Temos de tirar toda a gente de lá”, disse Itzik.
Related
O momento em que as reféns israelitas se reencontram com as famílias após o cessar-fogo em Gaza
Incerteza sobre a segunda fase do cessar-fogo
O cessar-fogo alcançado no início deste mês, após mais de um ano de negociações, tem como objetivo pôr fim à guerra de 15 meses, desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, bem como libertar os reféns ainda detidos em Gaza em troca de centenas de prisioneiros palestinianos.
Cerca de 90 reféns continuam detidos e as autoridades israelitas acreditam que pelo menos um terço, ou mesmo metade, foram mortos no ataque inicial ou morreram em cativeiro.
A primeira fase do cessar-fogo vai até ao início de março e inclui a libertação de um total de 33 reféns e de cerca de 2.000 prisioneiros palestinianos.
A segunda fase, muito mais difícil, ainda não foi negociada.
O Hamas afirmou que não libertará os restantes reféns sem o fim da guerra, enquanto Israel ameaçou retomar a sua ofensiva até que o Hamas seja destruído.
Dani Miran, pai do refém Omri Miran, que não está entre os 33 a serem libertados, também diz ter depositado a sua esperança no Presidente Trump.
“Estou cheio de esperança e a maioria de nós, famílias, depositamos a nossa esperança no presidente Trump. No presidente Trump porque o nosso governo – eles já não fazem nada, não sabem tomar decisões, precisam de ser forçados, de ser pressionados a fazer o que é necessário para trazer toda a gente de volta, toda a gente. Eu quero o meu filho de volta”.
As conversações sobre a Fase 2 deverão ter início a 3 de fevereiro, o 16º dia do cessar-fogo que foi alcançado a 19 de janeiro.
Israel afirmou que, após a primeira fase do cessar-fogo, decidirá como proceder.
Disse também que não concordará com uma retirada completa de Gaza até que as capacidades militares e políticas do Hamas sejam eliminadas.
Por seu lado, o Hamas afirma que não entregará os últimos reféns enquanto Israel não retirar todas as tropas do território.
Ambas as partes terão de chegar a acordo sobre um plano para governar Gaza. O Hamas disse que estaria disposto a afastar-se, mas pode ainda procurar participar em qualquer futuro governo, o que Israel rejeitou.