De acordo com o Correio da Kianda na sua edição desta quarta-feira, 16 de Abril de 2025, os analistas angolanos afirmaram recentemente, que a subida do preço das tarifas de saldo pode privar as pessoas do cesso às telecomunicações e informações.
Para o analista Cláudio Capita disse que a subida do preço das tarifas de saldo pode privar as pessoas do acesso às telecomunicações e informações.
A empresa de telefonia móvel Unitel actualizou esta terça-feira, 15, os novos preços cobrados para a aquisição de saldo. Por isto, o académico afirma que “o aumento do preço das tarifas de saldo, beneficiam apenas as empresas e não a população”.
O analista Agostinho Paulo avançou que apesar de reconhecer ganhos significativos do ponto de vista de acesso, por conta da expansão do sinal em várias zonas, o país já teve momentos bons de qualidade do sinal, mas que ultimamente se tem registado muitas falhas e pouca qualidade da comunicação.
Já o académico Cláudio Capita disse que o país tem um problema grave que consiste na concretização das políticas públicas, com uma execução deficitária.
Acrescenta o analista Agostinho Paulo, o acesso internet, em virtude dos programas carece de muita atenção referindo que o maior problema do capítulo das telecomunicações consiste na fluidez e trafegabilidade da comunicação.
O sociólogo criticou a falta dos programas de acesso à internet em zonas recônditas do país.
As declarações dos analistas foram feitas esta quarta-feira, 16, no espaço “Tem a Palavra”, do programa Capital Central da Rádio Correio da Kianda, que olhou para o tema “os desafios das telecomunicações em Angola”.