Cidade de Goma tomada pelos rebeldes do M23

Mundo

“O grupo armado rebelde M23, apoiado pelo Ruanda, disse ter capturado a cidade de Goma, a capital regional do Kivu do Norte, no leste da República Democrática do Congo.
Num comunicado de imprensa, o M23 pediu aos residentes de Goma que se mantivessem calmos.
A cidade tem uma população de um milhão de habitantes e pelo menos o mesmo número de deslocados devido ao conflito entre os rebeldes e o exército congolês.
A captura de Goma ocorreu após um período de 48 horas imposto pelo M23 para que o exército da RDCongo depusesse as armas.
Algumas unidades do exército tinham começado a render-se, entregando as armas às forças de manutenção da paz da ONU em Goma, disse o exército do Uruguai, em comunicado.
A Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), que inclui soldados uruguaios, esteve envolvida na luta contra o M23 ao lado do exército congolês.
O governo da RDCongo não fez até ao momento qualquer comentário sobre a alegada captura de Goma pelos rebeldes.
O conflito entre o M23, apoiado por três mil a quatro mil soldados do Ruanda, segundo a ONU, e o Exército congolês dura há mais de três anos.
Soldados ruandeses e combatentes do M23 já tinham entrado na cidade de Goma no domingo, de acordo com várias fontes da ONU e das forças de segurança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *