O Secretário provincial da UNITA, no Icolo e Bengo, Osvaldo Júlio, acusou esta terça-feira, 29 de abril de 2025, o governador local Auxílio Jacob de fracassar nos seus primeiros 100 dias de governação.
Osvaldo Júlio que falava em exclusivo à Radio Despertar, sustenta que, desde que a província foi institucionalizada no dia 27 de dezembro, já passaram 100 dias mas até hoje o senhor governador não veio fazer o balanço dos seus 100 dias”.
Para o responsável, a província continua “a mesmíssima coisa”, defendendo que, têm estado a andar a nível dos vários municípios, não houve, a começar mesmo a nível da própria sede da província, se você vai à Catete, você não vê nada.
“Portanto, em 100 dias não houve melhoria”.
“Os buracos continuam, o problema da energia continua, o problema da água potável continua, o problema do desemprego dos jovens continua. Ou seja os jovens até agora nem se quer têm uma esperança.
De acordo com Osvaldo Júlio, o município agora tornou-se província e o discurso do governador não acalenta, não dá esperança. Daí que nós temos estado a dizer que é preciso elevarmos a consciência dos cidadãos, disse o responsável provincial da UNITA.