O Grupo Parlamentar da UNITA prosseguiu nesta quinta-feira, 27 de Março de 2025, no segundo dia de trabalho nas XII jornadas parlamentares que realiza na província de Cabinda, com a abertura oficial pelo Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, que louvou a escolha da província pelo Grupo Parlamentar, que nas eleições passadas de 2022, o partido conseguiu obter 5 deputados.
Na ocasião, o Presidente da UNITA reconheceu a indicação da província como uma justa retribuição à confiança do povo, por serviços, diálogo, entrega, e reconheceu o exemplo do seu partido na proximidade com o povo, afirmando que governar é proximidade, é sentir e respeitar o povo.
De acordo com o líder da UNITA, o Grupo Parlamentar da UNITA deu indicação de estar atento, e veio a Cabinda para demonstrar que essa deve ser uma relação de receber e retribuir, recebeu confiança, e deve retribuir em serviços e deve estar sempre ao serviço do povo, permanentemente ao serviço de quem merece; estar ao serviço das comunidades, procurar a proximidade com o povo, ganhar o voto do povo, e retribuir permanentemente em entrega, em diálogo, em reforço das relações de confiança.
Para o responsável partidário, enquanto o estado completa cinquenta anos de independência, é uma oportunidade para os eleitos do povo, e com contribuições das elites locais, fazerem o balanço do impacto dos 50 anos de governação do MPLA, na vida das populações de Cabinda, uma terra produtora de petróleo e de muitas outras riquezas, mas que não é feliz.
“Julgo também ser uma oportunidade para a reavaliação do estatuto de Cabinda na perspectiva do poder local, na perspectiva da autonomia, que tanto esperamos”, disse o Presidente da UNITA, realçando que, a UNITA é pela implementação das autarquias locais em todo o país, um desiderato da democracia participativa, constitucional, que só não sai do papel por falta de vontade política do regime no poder.
Na oportunidade, o Presidente da UNITA disse acreditar que o povo mbinda deseja efectivamente a institucionalização do poder local, com vista a resolução dos seus problemas específicos, para que os problemas específicos, para que os problemas como a falta de escolas, inadequada assistência médico-medicamentoso, de saneamento básico, inexistência de estradas com qualidade, de emprego para os jovens, para um bom ambiente de negócios para que todos tenham direitos sociais e políticos.
O líder partidário voltou a denunciar as contratações simplificadas efectuadas pelo Presidente da República desde 2018 a 2024, que de acordo com a revelação do Presidente da UNITA, custaram ao país mais de 32 bilhões e 700 milhões de dólares.
De acordo com o responsável da UNITA, sobre as contratações públicas sem concursos, que têm sido infelizmente rubricadas por pelo titular do poder executivo, em catadupa e num ritmo frenético, foram gastos desde 2018 a Dezembro de 2024, só em contratação simplificada, o equivalente à 32 700 323 000 dólares, essa é a forma correcta de dizer.
“A outra forma de se dizer são 32 bilhões e 700 milhões de dólares. Só em contratação simplificada, sem concursos públicos”, disse Adalberto Costa Júnior.
Para o líder da UNITA, defendeu que o seu partido tem sido um bom exemplo de proximidade com o povo que muitos tentam imitar, por considerar que governar é proximidade, sentir, respeitar, é não esquecer que amanhã fora do poder não deve existir os medos.
As XII Jornadas Parlamentares da UNITA que decorrem desde o dia 26 de março de 2025 vão até ao dia 30 do corrente mês, e contra com os 90 deputados do Grupo Parlamentar da UNITA.