O presidente da UNITA Adalberto Costa Júnior participou nesta terça-feira, 01 de Abril de 2025, na II Edição das Conversas Economia 100 Makas com Lima Massano, Ministro da Coordenação Económica, organizado pelo jornalista e professor Carlos Rosado de Carvalho no Hotel Epic Sana, em Luanda.
Por falta de tempo não se cumpriram os 45 min dedicados às Perguntas e Respostas.
Deixo aqui, algumas perguntas que gostaria de ter colocado, como uma contribuição em busca de uma melhor governação (resultado da transversal e regular auscultação pelo país real):
. Para quando o fim dos múltiplos constrangimentos relacionados com a regularização da propriedade em Angola? Tornou-se um processo complexo, moroso e precário por acção nefasta dos agentes públicos, limitando oportunidades a múltiplos cidadãos.
. Sr Ministro para quando a correção da indisciplina no cumprimento do OGE e a subida dos actuais baixos níveis de implementação orçamental, nas mais diversas alínea ;
. Como é possível estar a aconselhar o Titular do Poder Executivo a prosseguir com a forma de contratação simplificada, sem concursos públicos, como norma, uma forma de governação não transparente e que incentiva a corrupção?
. Em todo o lado por onde passamos nos pedem ajuda, porque há pelo menos 9 meses que os hospitais não recebem orçamentos e há uma generalizada falta de medicamentos. Esta situação foi-nos transmitida por Directores e funcionários hospitalares e mesmo por governantes. Como é possível uma tal situação quando enfrentamos graves riscos à saúde pública e quando o governo anuncia gastos supérfluos ligados às festas e comemorações dos 50 anos da independência?
. Como pensa atrair investimento estrangeiro perante a manifesta insegurança jurídica por todos conhecida?