Nota de Imprensa do Grupo Parlamentar da UNITA

O Grupo Parlamentar da UNITA vem, por este meio, dar a conhecer à opinião pública que, na sequência das comemorações do Dia do Deputado inscrito no Grupo Parlamentar da UNITA, a vigília realizada junto ao Cine Teatro Caxito, na Província do Bengo, a 11 de Maio, foi interrompida por efectivos do Comando Municipal da Polícia do Dande, alegadamente por ordens da Governadora Provincial do Bengo, com aplicação de força desproporcional contra os participantes na vigília, tendo resultado em 21 feridos, dos quais 5 graves e 4 desaparecidos, entre eles a Sra. Laurinda Humba e o seu bebé de tenra idade, que residiam na Comuna da Kissomera.

Constam entre os desaparecidos o Secretário da UNITA no Município da Barra do Dande, Moisés Infeliz, e outro dirigente do Panguila, de nome Pedro João Sachipangue.

Entre os feridos consta o Secretário Provincial da Organização da UNITA no Bengo, de nome Alcaíde Rodrigues.

O Grupo Parlamentar da UNITA repudia veementemente os actos de terror, grosseiros e hediondos, que atentaram contra o direito de reunião e manifestação desses cidadãos, pois a vigília, além de ser pacífica, foi realizada no prazo e termos estabelecidos por lei e previamente comunicada à Governadora Provincial do Bengo.

O Grupo Parlamentar da UNITA vai, nas próximas horas, oficiar junto da Governadora da Província do Bengo explicações sobre o assunto e promete manter informada a opinião pública.

O Grupo Parlamentar da UNITA reitera a sua firme determinação de defender tenazmente o Estado Democrático de Direito nos marcos da Constituição e da Lei.

Luanda, 12 de Maio de 2025

O Grupo Parlamentar da UNITA

Compartilhe

Publicite aqui

Categorias