Mensagem de Condolências pelo Falecimento do Ex-Presidente da Namíbia Sam Nujoma
Foi com profunda tristeza que tomei conhecimento do falecimento do antigo Presidente da Organização do Povo do Sudoeste Africano – SWAPO e primeiro Presidente da República da Namíbia, Samuel Daniel Shafiishuna, mais conhecido por Sam Nujoma, no dia 8 de fevereiro de 2025, aos anos de idade 95.
Desde o início da luta de libertação de Angola, alguns membros da UNITA e da SWAPO têm partilhado trincheiras comuns na luta pela emancipação do povo africano.
Reconhecemos e agradecemos o apoio que a Organização do Povo do Sudoeste Africano prestou aos Movimentos de Libertação da África Austral, sob a liderança de Sam Nujoma e honramos esta emblemática figura política africana, cuja jornada começou com o ativismo revolucionário contra o regime do Apartheid, atingindo o seu auge com sua ascensão ao status de membro fundador e primeiro Presidente da Organização do Povo do Sudoeste Africano – SWAPO, pela independência da Namíbia, alcançada em 1990.
Além de liderar a luta pela independência e governar o seu país, Sam Nujoma introduziu reformas que hoje garantem alguma independência aos poderes complementares do Estado. Ele foi capaz de deixar o poder político, ficar em sua terra natal e viver uma vida simples dentro de suas comunidades, tornando-se um dos raros exemplos de nossos tempos.
Curvo-me perante a memória desta figura emblemática da região Sul e do Continente Africano e dirijo-me em nome da UNITA e em meu próprio nome, as mais sinceras condolências à família enlutada, à SWAPO e ao Governo e ao povo da Namíbia.
Luanda, 9 de Fevereiro de 2025.
Adalberto Costa Júnior
Presidente da UNITA