O Secretário Geral da JURA – braço juvenil da UNITA, Nelito Ekuiku, defendeu neste sábado, 7 de Dezembro de 2024, no Complexo Sovsmo, em Viana, na província de Luanda, que o seu partido vai derrotar o sistema governativo de Angola.
Nelito Ekuikui falava no programa político de encerramento das comemorações dos 50 anos de fundação do braço juvenil do maior partido na oposição em Angola, a UNITA, assinalados a 28 de Outubro, que este ano prolongou-se asté Dezembro.
O líder juvenil classificou de “celebração dos 50 anos histórico, história essa escrita com suor, sangue e lágrima, pelos melhores filhos desta pátria”.
”Somos fiéis continuadores deste legado de vitórias e derrotas, que ao longo do tempo cada jovem que aqui passou deixou o seu tijolo para a edificação desta grandiosa obra, que a todos nos orgulha”, disse Nelito Ekuikui, incentivando aos membros a seguirem o exmplo do seu primeiro dirigente, Elias Salupeto Pena.
“A JURA fundada aos 28 de Outubro de 1974, na localidade da Úria, província do Moxico, pelo saudoso Presidente Fundador Dr. Jonas Malheiro Savimbi, de feliz memória, a quem rendemos a homenagem singela, a JURA forjou e formou grandes filhos, cujo percurso histórico nos orgulha. E, eu cito: Elias Salupeto Pena, seu Primeiro Presidente; foi um homem de valor, corajoso que amou profundamente o seu povo e sua Pátria, nunca popou esforços para defender os ideais de luta que ele acreditou, ao ponto de doar a sua vida ao altar da pátria”.
“Exemplos como de Salupeto Pena devem ser seguidos por todos nós: entrega, lealdade e fidelidade”, disse o responsável, para quem, “afinal, a vida não tem sentido algum se ela não for empreste na defesa da causa comum”.
Segundo Nelito Ekuikui, “é hora de nos levantarmos e erguemos bem alto a nossa voz, para construirmos o legado e o caminho da prosperidade para as gerações vindouras”, disse o dirigente, que encorajou aos membros a mais contenção e menos emoção, assegurando que vão derrotar acom inteligência e saber o actual sistema governativo do país

“O momento exige de nós mais contenção e menos emoção”, disse Nelito Ekuikui, considerando que, “já estamos mais próximo da meta. Não esmoraçam os vossos corações nem pensem em desistir. Nós vamos derrotar este sistema. Nós vamos derrotar este sistema com a nossa inteligência e saber”.