NO LOBITO, COERENTE COM A HISTÓRIA

Chegada do Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, em Benguela

Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA está em Benguela desde quarta-feira, onde deverá trabalhar nos próximos dias.

A recepção da população local que o aguardava ao longo do percurso de entrada da cidade portuária do Lobito, não podia ser mais calorosa do que vimos, reavivando uma tradição de popularidade de que sempre gozou o partido naquela região do centro-litoral.

Com efeito, milhares de lobitangas marcaram presença para gritarem ACJ!

A chegada, Adalberto Costa Júnior fez o trajeto em pé, no tejadilho da viatura que o transportava, pouco antes de descer e juntar-se a multidão que se acercava para abraça-lo.

No leste do país onde esteve a trabalhar recentemente por mais de 8 dias, ACJ encontrara uma população com marcas de quem está entregue a sua sorte, mas que mesmo assim, não perdeu o entusiasmo.

Lobito e Moxico corporizam duas regiões históricas da UNITA. Foi na igreja evangélica da Kanata, onde Jonas Savimbi se despediu na companhia doutros estudantes que partiam para Portugal.

Coincidência ou não, a UNITA fundada a 13 de Março em Muangai em 1966 pelo Dr. Jonas Savimbi e outros 12 bravos companheiros celebra hoje 59 anos de existência, dona um projecto de sociedade vivo e actual. Foi na igreja da Kanata, como sublinhado acima, na cidade do Lobito, em 1958, no dia 18, onde Jonas Savimbi se despediu na partida para Portugal, onde proferiu palavras, que o celebrizaram, citamos: “ …somos estudantes angolanos que partem para Portugal. Partimos como vossos filhos. Filhos de todos angolanos.

Não partimos para ficar. Voltaremos para contribuir para a libertação da pátria…” fim de citação.
Adalberto Costa Júnior, de Muangai leste do país, para o Lobito no litoral-centro. Não pode ser mera coincidência.

ACJ está no encontro da história.

A UNITA é neste momento a alternância credível do poder em Angola, tem motivos mais do que sobrejantes de celebrar 59 anos de idade.

Lobito/Benguela, nesta altura dominadas de verde vermelho, as cores do partido acolherá o acto central, marcado para sábado 15, pelas 11 horas.

A Solombe.-

Compartilhe.

Facebook
X
WhatsApp