POR OCASIÃO DAS EXÉQUIAS DO GEN. ALTINO BANGO SAPALALO “BOCK”
PREZADAS FAMÍLIAS SAPALALO E NHANY
DISTINTOS MEMBROS DO PARTIDO,
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES
“Aos que carrearam a sua pedra para a grande obra, por vezes mal aproveitada, poupe-se o julgamento precipitado e erga-se uma intenção generosa”.
Dr. Savimbi
É com profunda e justificada comoção que me dirijo a vós, famílias Sapalalo e Nhany e a todos quantos estais aqui e cuja presença enaltece este evento.
Reunimo-nos nesta roda pelos bons motivos legados ao partido no percurso de vida do nosso mui querido irmão, amigo e companheiro “BOCK”.
Como documentam os registos com destaque para riquíssima biografia, o Gen. Altino Sapalalo “BOCK”, é dono dum percurso político sólido que se inicia nas estruturas de base do partido. Ou seja, politicamente começa da JURA. Antes entregou-se a construção daquele que vem a ser o perfil académico e militar o que lhe confere destaque no grupo da sua geração, conquistando posições das figuras de proa da direcção da UNITA nos mais variados momentos da multifacetada luta que travamos, desde a resistência a ocupação russo-cubana.
Altino Sapalalo “BOCK” é inquestionavelmente um quadro político-militar de mão-cheia!
Reafirmando o propósito reconciliador iniciado na XVI Conferência do partido, com humildade e sentido patriótico da UNITA que se inspira na filosofia e espírito cristão da grande maioria dos seus membros, “lançou o pedido de perdão pela dor e sofrimento causados as famílias vítimas dos processos internos”.
O partido apresenta-se bastante coerente com a história pois sempre assumiu sem quaisquer complexos a abordagem do seu passivo. Por esta razão soube pedir perdão oportunamente.
Dando continuidade, no mais recente acto público havido aqui em Luanda, no Kalemba II, por ocasião das celebrações do 58º (quinquagésimo oitavo) aniversário da fundação da UNITA prestamos atenção e renovamos o nosso pedido de perdão aos familiares das vítimas de processos internos.
É com grande responsabilidade que hoje homenageamos o General Altino Bango Sapalalo Bock, uma das figuras que bateu-se com de modo pela pátria e deve merecer o reconhecimento e ocupar o lugar na galeria dos nossos heróis.
Como sublinhamos em ocasiões anteriores, “muitos dos melhores filhos desta terra perderam as suas vidas na longa caminhada contra o colonialismo. Muitos das vítimas de lutas fratricidas entre os movimentos de libertação! Muitos, de massacres ocorridos neste país! Outros ainda, vítimas internas dos nossos próprios movimentos, sacrificando companheiros e camaradas!”
Como admitiu o presidente-fundador, citamos “em dados momentos do nosso percurso, a nossa justiça foi muito expeditiva e cometeram-se erros…”
“A UNITA que somos hoje é fruto da entrega e do sacrifício de todos os seus filhos. Deram o seu melhor ao partido e aos país…”
Prezadas Famílias e Companheiros
Continuemos a marchar, inspirados na coragem e bravura herdados dos nossos maiores, conscientes de que o vazio deixados pelos nossos ente queridos é eterno.
Neste momento de dôr, curvo-me perante a memória deste ilustre filho da UNITA e endereço, em nome dos membros do partido e no meu próprio, as mais sentidas condolências às famílias, rogando pelo descanso eterno à alma do malogrado General Altino Bango Sapalalo “Bock”.
Luanda, 23 de Fevereiro de 2025
Adalberto Costa Júnior
Presidente da UNITA