Líder juvenil apela a juventude a assumir as ruas para protestos pacíficos e mobilização

A Juventude Unida Revolucionária de Angola – JURA, organização juvenil da UNITA, promoveu neste sábado, 29 de março de 2025 em Luanda, no Complexo-Sovsmo em Viana, um encontro de reflexão com a juventude do seu partido e a juventude de Luanda em geral, para falar sobre a juventude e da actual situação do país, bem como do seu partido.

Na oportunidade o Secretário-Geral da JURA Nelito Ekuikui denunciou manobras do partido no poder, o MPLA, para se manter no poder, e apelou a juventude a assumir o seu verdadeiro papel de protestos pacíficos mobilização do povo e a conquista da verdadeira democracia país, bem como a mudança de regime no país.

Nelito Ekuikui defendeu que o partido no poder cria sempre distrações quando se está a caminho das eleições, para se manter no poder, revelando que quando eles estão fragilizados, mas a um dado momento a partir das suas instituições, eles criam artifícios de isolar-se e transferir a luta para o povo e os partidos políticos.

O líder juvenil apontou para anulação do XII Congresso da UNITA de 2019, ocorrido em Outubro de 2021, e actualmente a colação do Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior e o líder parlamentar do Partido, Liberty Chiyaka, no julgamento do caso de tentativa de actos de terrorismo ocorrido no Huambo, no entanto sem nenhuma prova.

De acordo com o responsável juvenil, nós estamos perante um poder autocrático que usa as instituições ao seu benefício, recordando que, o processo no Huambo encerrou mas eles estão a dizer que vai continuar, politicamente vai continuar porque, disse Nelito Ekuikui, interessa o debate político para que não debatamos a corrupção endémica, para que não debatamos a falta de cultura democrática em Angola.

Nelito Ekuikui pediu aos jovens presentes e a juventude angolana no geral a não perder tempo com o que não é essencial, e focar-se na luta contra a autocracia, considerando que o problema de Angola não é o PRA-JA, o Bloco Democrático, a UNITA, disse o dirigente, afirmando que, o problema de Angola é o MPLA.

O responsável da JURA apelou a juventude que enquanto ele está a falar do processo, a lembrar que o Presidente da República prometeu combater o nepotismo, mas nomeou a sua filha para Presidente da BODIVA, que na AGT desviaram 7 mil milhões de Kwanzas, que no INAGB desviaram também dinheiro.

Nelito Ekuikui apelou igualmente a juventude angolana e em particular do seu partido a assumir o seu papel de juventude guerreira e revolucionária, disse o líder juvenil, que entende que a juventude assumir o seu papel é assumir as ruas.

Para Nelito Ekuikui, “assumir o nosso papel é assumir as ruas para fazer protestos, para fazer marchas, para fazer mobilização”, disse o líder juvenil, considerando ser este o papel da juventude, a qual classifica como uma juventude que não se acomoda, uma juventude afirma, que sabe o que quer e que sabe onde vai.

Compartilhe

Publicite aqui

Categorias