UNITA – ANGOLA https://unita-angola.co.ao/ Site Oficial da UNITA Fri, 16 May 2025 05:34:21 +0000 pt-PT hourly 1 https://i0.wp.com/unita-angola.co.ao/wp-content/uploads/2023/03/galo_negro-removebg-preview-1.png?fit=32%2C26&ssl=1 UNITA – ANGOLA https://unita-angola.co.ao/ 32 32 218115973 ANGOLA PRECISA DE SINODALIDADE POLÍTICA https://unita-angola.co.ao/angola-precisa-de-sinodalidade-politica/ https://unita-angola.co.ao/angola-precisa-de-sinodalidade-politica/#respond Fri, 16 May 2025 05:33:20 +0000 https://unita-angola.co.ao/?p=21843 A sinodalidade é um conceito central na vida eclesial da Igreja Católica. Refere-se ao modo de viver e caminhar juntos como Povo de Deus, com participação, comunhão e missão partilhadas entre todos — leigos, religiosos, diáconos, padres e bispos. O termo vem do grego synodos, que significa literalmente “caminhar juntos” (syn = junto; hodos = […]

The post ANGOLA PRECISA DE SINODALIDADE POLÍTICA appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
A sinodalidade é um conceito central na vida eclesial da Igreja Católica. Refere-se ao modo de viver e caminhar juntos como Povo de Deus, com participação, comunhão e missão partilhadas entre todos — leigos, religiosos, diáconos, padres e bispos.

O termo vem do grego synodos, que significa literalmente “caminhar juntos” (syn = junto; hodos = caminho). É precisamente disso que Angola precisa: de uma Sinodalidade Política, algo que ainda nos escapa, mesmo após 50 anos de independência.

Ontem, 14 de maio de 2025, vi o Presidente da UNITA na TPA. Não sei dizer há quanto tempo o principal dirigente da oposição não aparecia nesse órgão público de comunicação da República de Angola.

Vi-o com um semblante preocupado com o futuro político do país, especialmente diante da possibilidade de o recente encontro com o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço não produzir, na prática, um compromisso com a constitucionalidade do Estado Democrático de Direito.

Enquanto isso, durante uma vigília no Bengo, organizada por militantes da UNITA, a Polícia Nacional usou armas de fogo, resultando em diversos feridos e um cidadão em estado de coma.

Ao mesmo tempo, a Ordem dos Advogados de Angola enfrenta impedimentos para discutir a constitucionalidade da proposta eleitoral do MPLA, sob ameaça de intervenção da ordem pública caso a deliberação do Tribunal da Comarca de Luanda não seja acatada.

Mais grave ainda, foi a tomada de posse de Manuel Pereira da Silva “Manico” à margem da legalidade, inventando normas inconstitucionais de concurso público para o provimento do cargo de Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Os órgãos de soberania, defesa, segurança e ordem interna estão completamente capturados pelo Executivo liderado por João Lourenço. As eleições autárquicas continuam silenciadas, com o governo responsabilizando ardilosamente a Assembleia Nacional, cuja direcção se limita a obedecer a ordens superiores.

Vivemos uma deriva constitucional no ordenamento político, económico, social e cultural do país.

A pobreza é alarmante. O desemprego, galopante. A cesta básica tornou-se insustentável. A educação e a saúde — agravadas por surtos como o da cólera — deixaram de ser de “terceiro mundo” e passaram a representar uma realidade desconhecida, onde apenas alguns fanáticos mirabolantes ousam festejar a tragédia da nossa casa comum: Angola.

A CIVICOP (Comissão para a Implementação do Plano de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos) não tem conseguido criar um verdadeiro espírito de união num país de múltiplicidade existencial, traumas profundos e sorrisos esquecidos.

Diante de tudo isso, quo vadis, Angola nossa?

O povo angolano precisa urgentemente de Sinodalidade Política — de caminhar junto, em comunhão e co-responsabilidade, na construção deste país rico e promissor. Um país onde ninguém seja discriminado ou condenado, de forma irresponsável, a um “futuro sem futuro” apenas por não pertencer ao partido no poder.

Como já se ouviu de forma lamentável: “No meu governo, opositor, no máximo, só pode ser director!”

Obrigado!

Por Kamalata Numa

Luanda, 15/05/2025

The post ANGOLA PRECISA DE SINODALIDADE POLÍTICA appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
https://unita-angola.co.ao/angola-precisa-de-sinodalidade-politica/feed/ 0 21843
Reginaldo Silva critica falta de análise na Cobertura do Reencontro entre João Lourenço e Adalberto após três anos sem Diálogo https://unita-angola.co.ao/reginaldo-silva-critica-falta-de-analise-na-cobertura-do-reencontro-entre-joao-lourenco-e-adalberto-apos-tres-anos-sem-dialogo/ https://unita-angola.co.ao/reginaldo-silva-critica-falta-de-analise-na-cobertura-do-reencontro-entre-joao-lourenco-e-adalberto-apos-tres-anos-sem-dialogo/#respond Thu, 15 May 2025 14:25:24 +0000 https://unita-angola.co.ao/?p=21840 Jornalista denuncia omissão da imprensa pública e alerta para o desinteresse em aprofundar iniciativas da oposição, mesmo em momentos politicamente relevantes para a estabilidade do país. O jornalista angolano Reginaldo Silva criticou duramente, durante uma entrevista à Rádio Ecclésia, a forma como a comunicação social angolana — especialmente os meios públicos — cobriu o recente […]

The post Reginaldo Silva critica falta de análise na Cobertura do Reencontro entre João Lourenço e Adalberto após três anos sem Diálogo appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
Jornalista denuncia omissão da imprensa pública e alerta para o desinteresse em aprofundar iniciativas da oposição, mesmo em momentos politicamente relevantes para a estabilidade do país.
O jornalista angolano Reginaldo Silva criticou duramente, durante uma entrevista à Rádio Ecclésia, a forma como a comunicação social angolana — especialmente os meios públicos — cobriu o recente encontro entre o Presidente da República, João Lourenço, e o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior.

Segundo Reginaldo, a reunião, considerada por ele como “o facto político da noite”, foi noticiada de maneira superficial e sem o merecido destaque editorial. “Não basta mostrar imagens e dizer que houve um encontro. Faltou análise, faltou contextualização, faltou o debate político que deveria ter sido promovido imediatamente após o acontecimento”, afirmou.

O jornalista denunciou o que considera ser uma prática recorrente da imprensa pública: a desvalorização sistemática das iniciativas da oposição. Para ele, esta postura mina o papel da comunicação social num regime democrático. “Se há análise para temas internacionais ou triviais, por que não há para acontecimentos políticos internos de alto impacto?”, questionou.

Reginaldo também lamentou o facto de Adalberto Costa Júnior nunca ter sido alvo de uma entrevista de fundo pela televisão pública, situação que considera “inaceitável num país claramente polarizado”. E alertou: “A ausência de espaços para a oposição nos canais públicos compromete a qualidade da nossa liberdade de imprensa”.

Para o veterano jornalista, o encontro entre os dois líderes tinha todos os elementos para gerar uma cobertura robusta e plural, capaz de reforçar a estabilidade política do país. Porém, a oportunidade foi desperdiçada. Ele apela agora a uma revisão urgente dos critérios editoriais nos órgãos públicos, para que deixem de tratar a política como um tabu e passem a desempenhar o seu verdadeiro papel: informar, analisar e servir o interesse público com isenção.

Bwalla Norte – A sua fonte de informação.

 

The post Reginaldo Silva critica falta de análise na Cobertura do Reencontro entre João Lourenço e Adalberto após três anos sem Diálogo appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
https://unita-angola.co.ao/reginaldo-silva-critica-falta-de-analise-na-cobertura-do-reencontro-entre-joao-lourenco-e-adalberto-apos-tres-anos-sem-dialogo/feed/ 0 21840
GPU mantém encontro com União Europeia sobre Pacote eleitoral https://unita-angola.co.ao/gpu-mantem-encontro-com-uniao-europeia-sobre-pacote-eleitoral/ https://unita-angola.co.ao/gpu-mantem-encontro-com-uniao-europeia-sobre-pacote-eleitoral/#respond Thu, 15 May 2025 14:16:51 +0000 https://unita-angola.co.ao/?p=21838 Teve lugar esta manhã de quinta-feira 15 de Maio de 2025, na Sede da União Europeia em Luanda encontro entre o Grupo Parlamentar da UNITA, (de que fizeram parte o Presidente do Grupo Parlamentar, Liberty Chiyaka, o Secretário Nacional para Relações Internacionais e Comunidades no Exterior, Rafael Massanga, Secretário Para os Assuntos Eleitorais Faustino Mumbica […]

The post GPU mantém encontro com União Europeia sobre Pacote eleitoral appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
Teve lugar esta manhã de quinta-feira 15 de Maio de 2025, na Sede da União Europeia em Luanda encontro entre o Grupo Parlamentar da UNITA, (de que fizeram parte o Presidente do Grupo Parlamentar, Liberty Chiyaka, o Secretário Nacional para Relações Internacionais e Comunidades no Exterior, Rafael Massanga, Secretário Para os Assuntos Eleitorais Faustino Mumbica e o Dr. Alcides Sakala).

No encontro foi abordado várias questões de interesse nacional como a proposta de alteração da lei eleitoral que vai a discussão na especialidade na Assembleia Nacional.

 

The post GPU mantém encontro com União Europeia sobre Pacote eleitoral appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
https://unita-angola.co.ao/gpu-mantem-encontro-com-uniao-europeia-sobre-pacote-eleitoral/feed/ 0 21838
Mensagem de Condolências pelo passamento Físico da Ex-Presidente da LIMA, Alcina Nawele Njunjuvili Mateus https://unita-angola.co.ao/mensagem-de-condolencias-pelo-passamento-fisico-da-ex-presidente-da-lima-alcina-nawele-njunjuvili-mateus/ https://unita-angola.co.ao/mensagem-de-condolencias-pelo-passamento-fisico-da-ex-presidente-da-lima-alcina-nawele-njunjuvili-mateus/#respond Thu, 15 May 2025 14:09:45 +0000 https://unita-angola.co.ao/?p=21836 Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento da ex-Presidente da Liga da Mulher Angolana – LIMA, Alcina Nawele Njunjuvili Mateus, ocorrido no dia, 11 de maio, em Luanda, vítima de doença. A malograda marcou o seu percurso de vida abraçando a causa da UNITA, desde a sua juventude, desdobrando-se entre a Educação e a […]

The post Mensagem de Condolências pelo passamento Físico da Ex-Presidente da LIMA, Alcina Nawele Njunjuvili Mateus appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento da ex-Presidente da Liga da Mulher Angolana – LIMA, Alcina Nawele Njunjuvili Mateus, ocorrido no dia, 11 de maio, em Luanda, vítima de doença.

A malograda marcou o seu percurso de vida abraçando a causa da UNITA, desde a sua juventude, desdobrando-se entre a Educação e a sua militância política nas fileiras da Liga da Mulher Angolana, da qual foi a Terceira Presidente.

Como professora dedicou-se à formação investindo no futuro do país, partilhando o seu conhecimento e saber, estando o seu contributo reflectido nos jovens que hoje servem em diferentes áreas do Partido e da República.

Pela sua dedicação e entrega à mais nobre causa da luta da UNITA para uma Angola desenvolvida, justa e próspera, a nossa vénia e o nosso mais profundo reconhecimento!

Nesta hora do adeus, expresso em nome da Direcção do Partido, dos membros e em meu próprio os mais sentidos pêsames à família enlutada, na firme convicção de que somente Deus Todo Poderoso é capaz de consolar neste momento de muita angústia.

Paz eterna à sua Alma!

Luanda, 15 de Maio de 2025

Adalberto Costa Júnior

Presidente da UNITA

The post Mensagem de Condolências pelo passamento Físico da Ex-Presidente da LIMA, Alcina Nawele Njunjuvili Mateus appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
https://unita-angola.co.ao/mensagem-de-condolencias-pelo-passamento-fisico-da-ex-presidente-da-lima-alcina-nawele-njunjuvili-mateus/feed/ 0 21836
Líder da UNITA espera que questões levantadas em audiência se reflictam em actos https://unita-angola.co.ao/lider-da-unita-espera-que-questoes-levantadas-em-audiencia-se-reflictam-em-actos/ https://unita-angola.co.ao/lider-da-unita-espera-que-questoes-levantadas-em-audiencia-se-reflictam-em-actos/#respond Thu, 15 May 2025 13:25:05 +0000 https://unita-angola.co.ao/?p=21831 O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior manteve nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, uma audiência com o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no palácio presidencial da Cidade Alta, em que o líder da UNITA que solicitou a audiência levantou questões preocupam a sociedade e o ambiente político do país. Falando à […]

The post Líder da UNITA espera que questões levantadas em audiência se reflictam em actos appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior manteve nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, uma audiência com o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no palácio presidencial da Cidade Alta, em que o líder da UNITA que solicitou a audiência levantou questões preocupam a sociedade e o ambiente político do país.

Falando à comunicação social, no fim do encontro que teve a duração de cerca de 1h:30 minutos, o Presidente da UNITA confirmou a abordagem com o Presidente da República sobre uma Angola plural, democrática, sem fome, sem cólera, de partilha e o empenho de todos para que tal seja uma realidade.

Segundo o líder partidário, independentemente da diversidade política de ser oposição, o seu partido espera por uma Angola boa para se viver, e uma Angola de uma partilha melhor do que aquela que temos vivido.

O líder da UNITA almeja que o que foi debatido seja implementadas na prática, para quem, são os actos que fazem a diferença, esperando que os próximos tempos venham acrescidos de actos que digam que é possível na Assembleia Nacional encontrar um consenso que traga a democracia e a pluralidade e a transparência às propostas eleitorais, defendeu o Presidente da UNITA que espera também ter a pluralidade retomada na comunicação social pública e todos olhar para o futuro com um pouco mais de esperança do que aquela que tem existido nos últimos tempos.

“Com isto também dizer que nós cumprimos com uma obrigação que é nossa. A nós compete-nos fazer as pontes aos diálogo sempre que necessário”, afirmou o líder partidário.

The post Líder da UNITA espera que questões levantadas em audiência se reflictam em actos appeared first on UNITA - ANGOLA.

]]>
https://unita-angola.co.ao/lider-da-unita-espera-que-questoes-levantadas-em-audiencia-se-reflictam-em-actos/feed/ 0 21831