Eng. Adalberto Costa Júnior

Presidente da UNITA

Dados Biográficos

Adalberto Costa Júnior, nasceu a 8/Maio/1962 na localidade de Quinjenje – Província do Huambo – Angola. Filho de Adalberto Costa e de Natália Fernandes Costa, é casado e pai de 5 filhos.

Habilitações literárias:

Ensino Primário efectuado em Quinjenje; Ensino Secundário iniciado no Seminário Menor do Quipeio na Caála – Huambo; Concluído o ensino secundário no Liceu de Benguela e na Escola Comercial e Industrial de Benguela na opção de Electrotecnia.

Foi Pré-Universitário na Escola Comercial e de Industrial Fontes Pereira de Melo no Porto (em Portugal) na opção de Electrónica; Ensino Universitário: Instituto Superior de Engenharia do Porto no Curso de Engenharia Electrotécnica.

Curso de Ética Pública na Universidade Gregoriana de Roma.

Tem as seguintes habilitações Profissionais: Cursos de Informática; Curso de Comunicação e Marketing político; Curso de Jornalismo; Carta de Condução de Ligeiros e Pesados; Frequência do Instituto Americano de Línguas (Inglês); Curso de Italiano (Roma).

Línguas: Português, Inglês (razoável), Italiano e Francês (básico).

Com o seguinte percurso político:

Possuidor de cartão de membro da UNITA desde 1975, com o nº 625;

Militante da Juventude da UNITA desde 1978 em Benguela;

Responsável da JURA em Portugal desde 1980;

Responsável pelos Comités da UNITA no Norte de Portugal desde 1983;

Representante da UNITA em Portugal de 1991 a 1996;

Representante da UNITA em Itália e junto ao Vaticano de 1996 a 2002;

Secretário Provincial da UNITA em Luanda em 2003;

Secretário Nacional para a Comunicação e Marketing da UNITA de 2004 a 2008;

Secretário Nacional para os Assuntos Patrimoniais da UNITA desde 2009 a 2011;

Porta-Voz Oficial do Partido de 2003 até 2009;

Membro do Mecanismo Bilateral Governo – UNITA de 2003 ate 2008;

Presidente do Conselho de Administração da UNITA desde Janeiro de 2012;

Membro da Comissão Política e do Comité Permanente da UNITA;

Vice-Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA (de Outubro de 2012 a Dezembro de 2015);

Tendo nascido em Quinjenje, que na altura pertencia à província de Benguela (este município passou a pertencer à província do Huambo, após a independência, em 1975), passou a sua infância nesta localidade, com deslocações principalmente por razões familiares entre o Cuma, o Londuimbale, o Mange, o Elende e a Ganda.

Quando terminou a escola primária, foi estudar para o Quipeio, na Caála, onde em 1975 conheceu Jonas Savimbi, na visita que efectuou ao Seminário, juntamente com a sua delegação. Coube-lhe a responsabilidade de saudar a delegação, em nome dos alunos.

Com o início da guerra civil, o Seminário do Quipeio fechou e os alunos foram todos para Benguela. Na altura o Comandante da Polícia Militar da UNITA era o seu irmão mais velho, Francisco Costa. Era na altura um dos oficiais das FALA mais graduados, com a patente de Capitão.

A adesão de Adalberto Costa Júnior à UNITA foi influenciada pelas opções dos seus pais, também militantes e por este seu irmão que desde cedo acompanhou nas frentes de batalha grandes figuras militares, como os Generais Lumumba e Kulunga.

Com o recuo em 1976, ficou em Benguela, no Seminário, de onde saiu em 1977. Nesse ano teve lugar o tristemente célebre “Fraccionismo” com início a 27 de Maio. Benguela foi uma das cidades bastante atingidas, com milhares de fuzilamentos. Um célebre dia foi juntamente com outros alunos do Liceu levado para um campo no Lobito, onde presenciou o fuzilamento de centenas de pessoas! Este episódio ficou-lhe gravado fortemente até aos dias de hoje e reforçou as suas opções políticas.

Compartilhe.

Facebook
X
WhatsApp