
Emanuel Kapanda Samakuva Bianco
Emanuel Kapanda Samakuva Bianco, Antunes Kanhala Bianco e de Felisberta Chimela, nascido aos 02 de Julho de 1975, na cidade do Kuito, Província do Bié, Portador do Bilhete de Identidade Nº 000739288BE033, passado pelo Arquivo de Identificação do Luanda, residente em Luanda. Estado civil casado.
VIDA ACADÉMICA
Fiz os estudos primários na Missão do Huambo, depois do CENFIN e mais tarde na escola primária nº 1 da Jamba. Fiz o ensino secundário no Liceu Nacional da Jamba/Cuando-Cubango.
De 1996 a 1998 fiz o ensino médio no Centro Pré-Universitário do Bailundo, em Ciências Exactas.
De 2006 a 2009 – fiz o curso de comunicação social na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto em Luanda, onde apenas em 2018 obtive o grau de Licenciado.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Fiz o curso básico de jornalismo na rádio VORGAN, Jamba, Província do Cuando Cubango.
Em 1998, fiz o curso básico de inglês, orientado pelo já saudoso jornalista Denis Kawindima, no Bailundo, Província do Huambo.
Fiz o curso de informática na ótica do utilizador na escola São José, em Luanda 2003.
Em 2004 fiz o curso de construção de páginas de internete na Litomídia, em Luanda, onde no mesmo ano fiz também o curso de relacionamento dos políticos com a imprensa.
Em 2005 fiz o curso de Marketing Político – KAS Summer Academy em Joanesburg na África do Sul, dirigido aos Partidos políticos na Oposição. No mesmo ano frequentei o curso de contabilidade financeira e gerencial pela Catho Online – Brasil.
Em 2008, participei do seminário sobre criação de recursos para a mídia durante as eleições em Luanda.
Participei também do seminário de inserção de conteúdos no jornal – Semanário a Capital, em Luanda, em Janeiro de 2011.
Em Dezembro do mesmo ano fiz o curso sobre formação pedagógica inicial de formadores do MAPTESS, no CENFFOR em Luanda.
Fiz o curso sobre Mídia e Eleições para os PALOP em Centurium, Pretória, África do Sul, em Agosto de 2013. Em Novembro do mesmo ano fiz o curso sobre Reportar em Eleições, no Jornalism Summer School, em Windhoek, Namíbia, co-organizado pela UNESCO, OISSA e POLYTHENCNIC OF NAMIBIA.
VIDA PROFISSIONAL
Em 1987 fui selecionado para integrar o programa quadrante infantil da VORGAN, tendo mais tarde sido indicado para dirigir e selecionar os seus integrantes até em 1989.
Em Dezembro de 1992 depois de fazer o 9º ano de escolaridade do curso geral dos liceus, passei a trabalhar na emissora VORGAN, exercendo funções na redação de notícias e como locutor de noticiários e programas, até 1995. De 1995 a 2001 fui correspondente da VORGAN e do jornal terra Angola, na Lunda Norte, Mussende no Cuanza Sul, Bailundo e no comando do COP/Huambo. Ainda em 1996 integrei a redação de notícias da agência Kwacha UNITA press, cuja página na internet foi lançada em Janeiro deste mesmo ano. Aí, desempenhei funções de editor de política e repórter de imagem no acompanhamento do processo de aquartelamento e desmobilização das FMU.
DE 2003 a 2012, trabalhei como editor internacional e de política no jornal Terra Angola e no site www.unitaangola.Org. Realizador e Apresentador dos programas RENASCER e TRIBUNA DO DEPUTADO da Rádio Despertar.
De 2007 a 2008, desempenhei a função de responsável da comunicação da Associação Juvenil de Integração Sócio – cultural – Clube Jovial.
De 2010 a 2012, desmpenhei a função de Editor de cultura e Repórter de sociedade e desporto no jornal A Capital.
De 2018 a 2021 desempenhei a função de Membro da Comissão de Comunicação e Imagem da Direcção Provincial de Luanda da Sociedade Média da Igreja Evangélica Congregacional em Angola.
VIDA POLÍTICA
Em 1982 integro os grupos da Alvorada na RM 63. Em 1989 desempenhei func6es de Activista —chefe do Secretariado Nacional da Alvorada, na Jamba. De Janeiro a Margo de 1996, desempenhei as funções de Secretário Municipal da Informação da UNITA no Mussende, província do Kwanza Sul.
Em Setembro de 1996, na companhia de alguns amigos, fundamos a equipa Sub-21 de Futebol 11, Esperanças do Sachole no Bailundo, que mais tarde ascende ao escalão sénior, participando no Campeonato Municipal. Ainda no Bailundo, No mesmo período fui nomeado Secretário da Cultura e Desportos da JURA no Sachole.
Fruto do reacender do conflito, em 1998, passeie a exercer as funções de repórter militar junto do comando das FMU no COPE Huambo e delegado regional da Comunicação Social da UNITA.
Em 2001 passo a exercer as fung6es de Secretário Regional Interino da JURA no COPE Huambo, em acumulação com as anteriores funções de Delegado da Comunicação Social e Repórter do Comando do COPE.
Em 2002 fruto dos acordos de paz do Luena, fiz parte da delegação da JURA que inaugurou a área de g Aquartelamento do Katofe, no município da Klbala, província do Kuanza Sul, tendo mais tarde se instalado em Luanda. Em Julho do mesmo ano, passo a funcionar no Gabinete de imprensa do Coordenador da Comissão de Gestão da UNITA, e mais tarde como Ajudante de campo do Representante da UNITA na Comissão Conjunta para a implementação dos acordos do Luena.
Em 2003 passo a desempenhar func6es de chefe de gabinete do Secretário e do Secretariado da Informação da UNITA em Luanda. No mesmo ano, após a realização do IX Congresso Ordinário do Partido passo a exercer as funções de Director de Gabinete do Secretário e do Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA até 2007. De 2007 a 2009 exerci func6es de Chefe do Departamento da Internet no Secretariado da Comunicação e Marketing e formador de marketing Político e Eleitoral. De 2009 a 2012 Exerci funções de Director Executivo da SOCITEL, Various e director de gabinete do Conselho de Administração do Partido.
Militar reformado em 2013, sob a ordem 013, ao abrigo do Memorando de Entendimento do Luena.
De 2012 a 2021 ocupo 0 cargo de Assessor de Imprensa do Grupo Parlamentar da UNITA. Em 2019 fruto do XIII Congresso anulado, desempenhei a função de Secretário Nacional Adjunto da Comunicação e Marketing do Partido e formador de comunicação e Marketing Político.
Integrei por várias vezes a comissão de comunicação e marketing nos vários eventos do Partido.