Os deputados Francisco Fernandes Falua, também Secretário Provincial da UNITA e João Quipipa Dias, do Círculo Provincial do Cuanza Norte, foram vítimas de violência policial e de detenção ilegal, neste domingo, 16 de Fevereiro, enquanto exerciam direitos fundamentais protegidos pela Constituição.
As detenções ocorreram na sequência de protestos realizados esta tarde, na cidade de Ndalatando, onde os manifestantes exigiam o fim das mortes de mulheres nas lavras, casos recorrentes na província e já ceifaram mais de 16 delas.
Nos vídeos e imagens pulicadas na página oficial do Facebook, do GPU, pode-se constatar num espaço muito movimentado da cidade, um dos deputados da UNITA estatelado na estrada, fruto da brutalidade da Polícia que tinham formado um cordão na via pública para impedir a passagem dos manifestante e o consequente protesto, tendo efectuados tiros com balas reais e atirados bombas lacrimogénio.
Apesar de o acto obedecer a lei, os gentes policiais intervieram contra os deputados e os demais manifestantes ligados ao maior partido na oposição e à FPU. As imagens em vídeos apresentam também os agentes da ordem a segurarem violentamente num dos manifestantes atirando na viatura, e foram detidos os deputados presentes na manifestação e desaparecido para parte incerta.
De realçar que, a lei proíbe a detenção arbitrária dos Deputados.
Na sequência, um grupo de deputados da UNITA chefiada pelo seu líder parlamentar, Liberty Chiyaka, deslocou-se à província aquela província do país para prestar solidariedade às famílias dos deputados e sua consequente libertação.