Subida do Preço do Gasóleo
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA tomou nota de mais uma medida que demonstra que o Executivo está completamente em descaso e de costas voltadas para o Povo que diz governar. Trata-se do aumento do preço do gasóleo anunciado pelo Executivo, que passa a custar 300 kwanzas por litro desde o dia 24 de Março de 2025.
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA considera que este aumento terá reflexos tremendamente negativos no sector produtivo que depende grandemente do gasóleo, o que elevará os custos de produção, bem como os transportes de serviços públicos, o que afectará, inevitavelmente, a vida já difícil das famílias e empresas angolanas.
A UNITA defende uma retirada gradual, responsável e transparente dos subsídios aos combustíveis, que protega o sector produtivo, os transportadores e famílias de baixa renda.
Nesta conformidade, o Comité Permanente da Comissão Política da UNITA aproveita o ensejo para instar o seguinte:
. A suspensão imediata da aplicação do novo preço do gasóleo;
. A publicação dos dados técnicos e financeiros que sustentam a política de retirada dos subsídios;
. A apresentação urgente de um plano nacional de mitigação dos impactos sociais e económicos desta medida;
. A abertura de um processo de concertação nacional, envolvendo partidos, sociedade civil, sector privado e parceiros sociais, para redesenhar uma estratégia justa, eficiente e transparente de reforma dos subsídios.
Luanda, 25 de Março de 2025.
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA
