Domingos Eduardo Palanga

David Álvaro

David Álvaro, Solteiro  de 66 anos de idade, nascido aos 05 de Agosto de 1954, Natural da Comuna do Cuito Cambozo, antes Município de Maquele do Zombo e agora; Município do Buengas, Província do Uíge, Filho de Álvaro e de Soqui.Vive maritalmente com Feliciana dos Santos e é pai de 10 filhos.

De 1966 á 1972 frequentou e conluiu o ensino primário, tendo-se matriculado  no ensino secundário, na Escola Preparatória Marchal Carmona, no Uíge, no ano lectivo de 1973/1975, que conluiu exitosamente. Ingressou nos quadros do Ministério da Educação, como Professor do Posto Eventual, em 16 de Abril de 1976, colocado  no posto Escolar do Kitotila, no Município dos Buengas, cuja profissão exerceu com dedicação até 2012, ano em que passou  á reforma, depois de ter trabalhado nas Província do Uíge, Kwanza Norte e Luanda.

Frequentou e cncluiu o terceiro nível do ensino Secundário (7ª,e 8ª Classe),em Ndalatando, Kwanza Norte, nos anos 1982 e 1984, ao mesmo tempo que frequentou e concluiu, na mesma cidade, o 8ºCurso de Formação Acelerada de Profeesor do Iº Nível.

Por sofre perseguição política, abandonou aquele Província, a 12/11/1984,tal  como o fizera com o abandono da Província do Uíge, por mesmo motivo, em 1981.Diante disto, fixou residência em Luanda, onde trabalhou  na EDEL,na  ex- Marinha de Guerra popular de Angola, nos recursos humano e finanças, ao mesmo tempo em que trabalhou como professor e Subdirector Pedagógico na escola da Textang 1 e mais tarde nas escolas ANDÓ e Angola –Cuba do Cazenga.

Dada a situação de guerra Pós-eleitoral de 1992 e tendo sido duramente procurado pelos seviços de Segurança, abandonou a Marinha. Também em Luanda, frequentou  o ensino médio no Instituto de Ciências Relegiosas de Angola (ICRA), Curso de Professor de Educação Moral e Cívica, que concluiu em 1996. Aimda em Luanda, Fez a sua Licenciatura em Língua  e Literaturas em Língua Portuguêsa,  na Faculdade de Letra e Ciências Sociais,na Universidade Agostinho Neto, de 2003 á 2007, parte curricular que dada a ocupação político –Partidária, como Secretário Municípal do Cazenga, não permitiu defender, o que sou Aconteceu em 2014.

Quando a Vida Sócio- político, exerceu vários cargos destacando-se os seguintes:Vice –Presidente do Sindicato Nacional de Professor  e de Trabalhadores do Ensino não Universitário, SINETENU; Secretário e de Trabalhador Geral  da Associação de Beneficência Humanitária, ABH. Partidariamente, ingressou na UNITA em 1975, na Cidade da Carmona, Distrito do Uíge, hoje, Província, o que lhe levou a sofrer persiguições sistemáticas, até sua instalação em Luanda, onde dirigiu grupos clandestinos do palanca. Cazenga e Rocha Pinto. Após a assinatura de acordo de Bicesse, participou na criação de vários Comités Pilotos  de Luanda, sob  a coordenação do Senhor Sebastião Lameira.Com a Chegada da Direçãodo Partido em Luanda, dirigiu o Comité Local 7 de Maio em honra’’ á Victória das FALA sobre as FAPLA,  no Último Assalto, em Mavinga. Durante Pleito Eleitoral de 1992, coordenou o precesso no Kilamba Kiaxi, como estado maior. Na véspera de recomeço da guerra, ascendeu ao cargo Secretário Municipal para a Informação do Kilamba Kiaxi. Depois refugiou-se para o Cazenga, coordenando Clandestinidade (Palanca e Cazenga), com a criação de vários núcleos.

Com a assinatura do protocolo de Lusaka e a consequente fixação  de parte da Direção do partido, em Luanda,o senhor Secretaário  Provincial Adjunto do Partid, Correia Victor,indicou-lhe para dirigir o Partido no Kilamba Kiaxi, como Secretário Provisório. Com o  fim da guerra, foi elevado a membro Suplente da Comissão Política e mais tarde como Director Provincial de Educação e Cultura do Secretariado Provincial de Luanda,tendo enquadrado vários Professores  no Ministério da Educação. Nesta mesma altura dirigiu, também o Processo de criação de colégio do Partido, no Kikolo, que não conheceu resultados, por falta de condições financeira e por se ocupar o edificío  onde funcionari.Na véspera do 10º Congresso, foi indicado para o cargo de Secretário Províncial de Luanda para a Organização e, mais tarde, nomeado Secretário Municipal  do Cazenga, de 2007/2012. Foi padrinho do Cazenga, Assessor do Presidente do Partido,de 2015/2019, foi mandatário da candidatura do Dr.JoséPedro Katchiungo  no XI Congresso. Foi Candidato a Deputado por duas vezes (2012e 2019).Actualmente é Secretário Nacional dos Assuntos Sociais e Membro do Comité Permanente da Comissão Política.