
Alcino Jonas Kuvalela
Alcino Jonas Kuvalela, 44 anos de idade, nasceu no Município do Bailundo-Lunge, Província do Huambo; É filho de Samuel Kuvalela dos Santos e de Isabel Chitula, âmbos naturais do Município do Mungo, Província do Huambo. Seu pai, também conhecido nas hostes da UNITA por mais velho Njamba Yetu, foi um professor e comerciante na época colonial e um exímio político de massas, das CRM (Comité Regional do Movimento) que mais tarde vieram a chamar-se por Comités de Zona do Partido, nas RM 35, 55, 66 Sul, do Secretariado Geral do Partido. Sua mãe, é uma humilde doméstica.
HABILITAÇÕES LITERÁRIAS E PROFISSIONAIS
Estudos primários no Kuando Kubango, na RM 55 Sul, na Coordenação político-administrativa do Kweyo e no CZP (Comité de Zona do Partido) no Lomba, RM 66 Sul, de 1986/1995.
Ensino secundário, no Instituto Polivalente Loth Malheiro Savimbi, e no Licéu Ekuikui II no Bailundo de 1989 a 1995.
Formando:
- Em Engenharia de Electrotecnia e Telecomunicações pela UNIA – Universidade Independente de Angola.
- Em Administração de Empresa, pela AIEC – Associação Internacional de Educação continuada, da Universidade Pública de Brasília.
Formação profissional em: Construção de edifícios, acabamentos e decorações de interiores, arquitetura, medidor orçamental, artes plásticas, marketing e inteligência competitiva.
Autodidata em: Ciência Política, filosofia e ética na Administração.
Fala fluentemente: Umbundu e Português.
Fala razoavelmente: Inglês e Francês.
É empresário nos ramos de construção civil, projetos de arquitetura e consultoria, hotelaria e turismo.
OUTRAS HABILIDADES
Liderança e Relações Públicas.
SITUAÇÃO POLÍTICA
1985 A 1989 – Alvorada, integrante do grupo de jogral e declamador de poemas do Dr. Savimbi, na Coordenação Político-Administrativa do Kweyo;
1991 a 1992 – integra o grupo de jogral da Alvorada, no Instituto Polivalente Loth Malheiro Savimbi, em Kapembe, Cuando Cubango;
1992 a 1995 – Secretário Municipal da Alvorada no Mungo e repórter da Rádio VORGAN;
1995 A 1998 – No Secretariado Geral da JURA como Brigadista de Mobilização, Agitação Política e Propaganda, integrante do Grupo Central do Jogral do secretariado Geral da JURA, Director Nacional de Galeria e Artes Plásticas, Pintor e Desenhador de Artes Plásticas. Membro da UREAL – União dos Estudantes de Angola Livre, no Bailundo.
SITUAÇÃO MILITAR
1998 A 2002 – Nas FALA, especializa-se no ramo da infantaria das BRIB – Brigada de infantaria Blindada, para guerra convencional, no curso de interarmas para oficiais seniores e operações, orientado pela Academia Militar da Ucrânia, na Negritude Andulo, Província do Bié.
Integrou a segunda Brigada “Ben Ben” e trabalhou como oficial de campo do comandante da Brigada Gen. Vasco Chimuco, como Oficial das Operações junto do Comandante da Brigada, Gen. Arlindo Samuel Kapingala “Samy”, Brigadeiro Marais, todos pertencentes actualmente às FAA (Forças Armadas Angolanas). Honra e glória aos heróis da Pátria, Comandante Brigadeiro Sequeira, PRONTO, Comandante Brigadeiro Relâmpago, PRONTO. Ambos Comandantes da Brigada Ben Ben, tombados em combate, com eles, aprenderam a ser combatentes, resistindo lado a lado nas linhas de fogo.
É desmobilizado das FAA com a patente de Major.
2002 a 2003 – Director de Gabinete do Secretário Nacional da Juventude e Desporto, Sr. Brigadeiro Zito Kalhas;
2003 a 2007 – Oficial de campo do Secretário Geral da UNITA, Gen. Mário Vasco Miguel Vatuva;
2007 a 2008 – Assessor Político do Secretário Geral da UNITA, Gen. Abílio Kamalata Numa;
2008 – Oficial de Campo do General Demóstenes Chilingutila;
2005 a 2018 – Membro do Comité Nacional da JURA;
2014 – Director de campanha à eleição do Secretário Geral da JURA, Senhor Alicerces Paulo Bartolomeu “Ally Mango”;
2015 – Membro da Comissão Política do Partido;
2016 – Secretário Nacional para Mobilização Urbana da UNITA;
2019 – Director do Marketing e Estratégia de Campanha do Eng.º Adalberto Costas Júnior para Presidente da UNITA;
2021 – Secretário Provincial da UNITA no Huambo;
2021 – Secretário Nacional Executivo para as Autarquias;
2021 – Repristinado para Secretário Nacional da Mobilização Urbana da UNITA por força do acórdão 700/2021 do Tribunal Constitucional que anulou o XIII Congresso Ordinário da UNITA realizado em 2019.