Lukusse o Município da reconciliação dos angolanos. Uma reconciliação de verdade, da reconciliação que vem da nossa essência de angolanidade.
50 anos depois da independência, Angola só precisa de estabilidade política, social, económica e cultural. Uma estabilidade que no decurso dos 50 anos o MPLA não conseguiu dar ao nobre povo de Angola.
A estabilidade é um objectivo central na resolução de conflitos, como o que tivemos e temos em Angola. Ela está intimamente ligada à capacidade do sistema político de integrar diferentes grupos políticos e sociais e resolver as disputas de maneira pacífica. Ao contrário, o MPLA aumentou a instabilidade política com a estratégia de manutenção do poder, aumentou a instabilidade sócio-económica com a estratégia da corrupção institucionalizada no MPLA e no País. Aumentou também a instabilidade cultural com a estratégia de territórios para reserva de votos ao aumentar o número de “Sobas” a quem dá subsídios de miséria, desacultura o sistema de educação que também deixa milhões de crianças fora do sistema de ensino.
A estabilidade política requer um sistema democrático que promova a participação de todos e que tenha mecanismos para evitar a marginalização de certos grupos. Em contextos pós-conflito, o tempo é fundamental para reconstruir as instituições, promover a justiça e a reconciliação, além de assegurar que as condições para a paz sejam duradouras.
O MPLA desperdiçou 50 anos. O momento da mudança é em 2027, venha para se dar à Angola a oportunidade dos próximos 50 anos.
Viva Holden Roberto;
Viva António Agostinho Neto; e
Viva Jonas Malheiro Savimbi o Mwata da Paz e Promotor da Democracia em África
OBRIGADO!
Lukusse – Moxico 07/03/2025
Por Kamalata Numa