15 indivíduos agridem e assassinam barbaramente militante da UNITA em sua residência

Assassinado militante da UNITA

Quinze indivíduos fortemente armados assassinaram barbaramente na madrugada desta terça-feira, 29 de abril de 2025, o militante da UNITA e secretário distrital na localidade do Baia KM-30, município do Sequele no bairro Tandi, de nome Enoque Sapalo Bango, após os meliantes terem invadido a residência e agredido o mesmo, tal como explica o Secretário Provincial da UNITA no Icolo e Bengo, Osvaldo Júlio, que denunciou o facto apontando para a acção como um acto de intolerância política.

De acordo com a informação feita à Rádio Despertar, pelo responsável provincial, o militante foi agredido e barbaramente assassinado na presença da esposa, por volta das 1h15 por um grupo de 15 indivíduos fortemente armados.

“Esta madrugada nós recebemos uma comunicação a nível do distrito da Baia, no bairro Tandi do nosso Secretário distrital, o senhor Enoque Sapalo Bango de 59 anos que foi barbaramente assassinado na sua residência, quando eram 1h15 minutos, segundo os dados que nos constam, um grupo de 15 indivíduos fortemente armados invadiram a sua casa, pegaram sua esposa e colocaram-na dentro da cantina, a fecharam dentro da cantina”.

“Retiraram o marido dentro de casa, o Secretário, foi agredido e foi barbaramente assassinato dentro do seu quintal”, disse o Secretário Provincial.

Os responsável da UNITA no Icolo e Bengo considera o acto como sendo de intolerância política, por considerar que, os meliantes não levaram absolutamente nada, porque, se fosse um assalto, o normal teriam levado os bens da cantina, do militante, mas, não foi o que aconteceu, considerou o dirigente, para quem, não é normal que um indivíduo que é responsável partidário seja morto desta forma, alguma coisa anormal aconteceu.

“Nós estamos a fazer essa denúncia pública, as autoridades têm responsabilidade de esclarecer, e têm um prazo de esclarecer”, disse Osvaldo Júlio que considerou ser uma situação bastante triste que aconteceu para o partido.

De acordo com testemunho do Secretário Provincial Adjunto da província na sua rede social Facebook, o malogrado em vida resistiu várias propostas de aliciamento feita por agentes do sistema.

Para o responsável adjunto, recentemente, garantiram-lhe vivenda e uma viatura, para se render ou manter no partido sem exercer qualquer função ou não participar activamente nas actividades. á sofreu agressão e ferido com arma branca. Segunda vez foi surpreendido em sua residência e num suposto assalto fizeram tiros que atingiram sua esposa que sobreviveu.

“A terceira vez temos esta ocorrência”. Segundo o dirigente, não levaram os produtos da Cantina, mas a pasta com documentos do Partido foi levada.

Compartilhe

Publicite aqui

Categorias